Diários filmados

O Pudor e o Impudor

Diário 1

Retrato

Sangue

O Filmador

Walden: Diários, Notas, Esboços

E agora? Lembra-me

Cinzas

Video Palaro / Diários em Video

A Paixão de JL

 

Filmes baseados em diários

Noites Felinas

Vida de Menina

Memórias do Cárcere

Caro Diário

Diário de um Pároco de Aldeia

A Inglesa e o Duque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VÍDEO PALARO / DIÁRIOS EM VÍDEO

Video Palaro / Video Diaries

Filipinas, Japão / 1992 / 2006 / 87’ / cor / livre

Roteiro e direção Kidlat Tahimik


Eric de Guia, conhecido como Kidlat Tahimik (“raio silencioso”, em tradução do dialeto tagalog) é diretor, roteirista e ator, conhecido por filmes críticos ao neocolonialismo. Nasceu em Baguio City nas Filipinas em 1942. Conhecido como o pai do cinema independente filipino. Entre 1992 e 2006, rodou 5 diários filmados:

1. Bubong ! Tetos do Mundo, Uni-vos / Bubong! Roofs of the world, UNITE!

Uma viagem ao “teto do mundo“, o Himalaia tibetano. Dispara reflexões sobre concepções e funções de telhados: desde uma cerimônia de um campanário em forma de cebola na Bavária, a construção de sua cabana de bambu e os arranha-céus no mundo.

2. Órbita 50: Cartas aos meus 3 filhos / Orbit 50: Letters to my 3 Sons


Quando Kidlat está para fazer 50 anos, completando a 50ª órbita em torno do sol, ele faz uma carta filmada dirigida aos seus 3 filhos, em que cada capítulo reflete a personalidade do filho a quem ele é dedicado.

3. Nosso filme – Guimaras / Our Film- Guimaras

Guimaras é uma ilha no arquipélago das Filipinas que sofreu um vazamento de óleo a 17 km de sua costa. Kidlat visita a ilha e realiza pequenos rituais e cerimônias de cura. Gongos, tambores ritmam o filme como uma oferenda espiritual.

4. Um pouco mais de arroz / Some More Rice

Na companhia de um xamã, Kidlat visita um fazendeiro de arroz japonês que lhes diz que aquela seria sua última colheita pois estava com câncer e não tinha mais forças para o trabalho tão pesado. Desse encontro e da visão da paisagem japonesa, as associações visuais de Kidlat evocam as plantações de arroz de sua região natal e também os Sete Samurais do Akira Kurosawa.

5. Celebrando o ano de 2021 , hoje / Celebrating the Year 2021, Today

Em alguns aspectos, esse filme é uma continuação do segundo diário, pois Kidlat também se dirige aos três filhos que operam a câmera e cujas vozes animam a trilha sonora. O tema dessa vez é o 500º aniversário da primeira volta ao mundo de Fernão de Magalhães, o que lança uma espessa sombra sobre o que estaria por vir em 2021 e motiva a família de Kidlat a projetar várias reinterpretações simbólicas e uma contrapropaganda preventiva.